A incrível arte de encarar suas emoções
Mas, por trás de tudo isso, João Paulo carrega um problema: dívidas financeiras que não acompanham o seu ritmo de gastos e que gera para ele, no fim do mês, uma dorzinha de cabeça quando questiona se a conta um dia vai fechar. Mas seu lema é viver a vida e afastar os problemas, afinal está sendo feliz à sua maneira e está tudo indo “muito bem”.
Buscar ser feliz e afastar “sentimentos ruins” é o objetivo de muita gente. Nessa busca aprendemos muitas vezes a ignorar nossas emoções, não encarar nossos problemas porque tudo isso pode gerar uma ansiedade e um mal estar. Vida que segue!
Tudo isso seria muito bom, mas se funcionasse pra sempre. Um dia a conta chega e pode nos pegar tão vedados quanto aos nossos problemas que não sabemos nem por onde começar. A tática de ignorar perde efeito já que o monstro passa a nos seguir como sombras, e o máximo que conseguimos descrever é um “sentimento estranho” ou “sentindo sei lá”.
Lidar com conflitos e desafios não é uma tarefa fácil o tempo todo, e lidar com as emoções geradas por elas pode ser desconfortável, ainda mais não sabendo por onde começar. Problemas complexos podem ser vistos de modo assustador, mas ainda assim encará-los e perceber o efeito que ele tem na sua vida ainda é a melhor maneira de quitá-lo.